O importante é avaliar os convites e, assim, considerar se devem ser aceitos ou não.
A Bíblia fala sobre um homem que recebeu um convite. Deus chamou a Abraão para andar com Ele. Abraão não conhecia muito a Deus. Deus era um estranho para Abraão. Abraão pertencia a uma família idólatra.
Contudo, Deus conhecia a Abraão e isso bastava para o convite de Deus. Abraão aceitou ao convite de Deus, uma vez que não estava satisfeito com a vida que levava na terra que estava.
Pessoas satisfeitas fazem pouco caso dos convites que recebem de Deus. Pessoas satisfeitas são indiferentes ao que Deus pretende fazer. Pessoas satisfeitas estão interessadas unicamente nas bênçãos que receberam e naquelas que receberão. Já os insatisfeitos, aspiram por receber os convites de Deus.
Abraão era um homem desconhecido, sem fama, e sem qualquer capacidade que o fizesse ser alguém especial. Contudo, quando aceitou o convite de Deus, o SENHOR escreveu a história de Abraão.A vida de quem aceita o convite de Deus é um produto da vontade de Deus e por isso passa a ter significado. Da mesma forma que Abraão, cada pessoa é convidada por Deus para andar na Graça e imprimir a vontade de Deus na terra. Abraão, junto com o convite, também recebeu as exigências de Deus. Existem exigências para os que aceitam o convite de Deus. A vida de Abraão nos ensina sobre essas exigências: Mudar de ambiente: Abraão teve que sair da sua terra e da sua parentela. A execução da obra de Deus na vida de Abraão estava condicionada à mudança de ambiente. Alguns convites de Deus só podem ser efetivados se, quem for convidado, mudar de ambiente.
Alguns ambientes não são propícios para que os propósitos divinos aconteçam. Algumas pessoas são influenciadas pelo ambiente em que estão.
Você já esteve em algum ambiente em que parecia haver ameaça para sua comunhão com Deus?
Depender da direção de Deus: Abraão ouviu direto de Deus e recebeu dele a direção. Quem aceita o convite de Deus, deve aceitar depender d'Ele. Muitos dependem de seus líderes, de conselheiros, de tal forma que há muito tempo não consultam a Deus. Depender da direção de Deus é confiar que Ele sabe o que é melhor e que comunica isso a quem quer que seja.
Você já recebeu algum conselho que identificou como sendo contrário à vontade de Deus? Como foi?
Consagre toda a vida a Deus:O Senhor chamou a Abraão para andar na sua presença.Deus, no seu convite, esperava de Abraão que ele consagrasse sua vida a Deus.Quem aceita o convite de Deus pode pensar que não está apto para executar a sua vontade. Contudo, consagrar-se a Deus é confiar que o SENHOR é quem capacita.A capacidade de quem aceitou o convite vem do próprio Deus.O propósito de Deus é usar os que tem limitações com o intuito de confundir a muitos. Atender o convite de Deus promove bênção em toda a terra. Ser abençoado, nesse caso, não se restringe apenas à sua vida individual. Ser abençoado é abençoar a terra.Qualquer pessoa pode atender ao convite. Não há maior oportunidade na vida do que o convite de Deus.
Não há retorno. Quem atende o convite não pode tentar voltar atrás, o caminho de Deus é só para frente.