Originária do Avivamento Pentecostal de Chicago de 19078 , a Congregação Cristã no Brasil iniciou-se sem denominação em 1910 nas cidades de Santo António da Platina no Paraná e São Paulo, capital fruto da pregação do missionário pentecostal ítalo-americano Louis Francescon.
Antecedentes
Em fins do século XIX, segundo relato de próprio punho, Louis Francescon, na época um ancião na Igreja Presbiteriana Valdese em Chicago, chegou à convicção9quanto ao batismo por imersão voluntário. Vindo a submeter-se a esse batismo uma década depois, Francescon e alguns aderentes romperam filiação presbiteriano-valdense e formaram uma pequena congregação independente que mais tarde seria chamada de "Assemblea Christiana".10
Pouco tempo depois Francescon tornou-se Pentecostal quando entrou em contato com a Missão Pentecostal liderada pelo pastor William Durham11 Em 1907 na cidade de Chicago, na 943 West North Avenue12 (semelhante à Rua Azuza em Los Angeles13 , Califórnia), havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas14 15 16 . Nessa Missão pastoreada por Durham também experimentaram a charismata do Espírito Santo outros líderes do pentecostalismo como Daniel Berg e Aimeé McPherson, respectivamente fundadores da Assembleias de Deus no Brasil e da Igreja do Evangelho Quadrangular17 . Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido, conforme suas palavras,9 uma confirmação divina de que aquela obra era de Deus. Prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela missão pentecostal, a maioria recebendo o dom de falar línguas diferentes.
Em 15 de setembro de 1907 Francescon e outros pentecostais italianos retornaram à "Assemblea Cristiana" e houve um avivamento nesse dia, que marca o início do movimento pentecostal italiano 18 . Três semanas depois Francescon foi reeleito ancião dessa igreja. Estavam reunidas as doutrinas dos batismos da água e no Espírito.
Início no Brasil
Quando veio ao Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antônio da Platina, Paraná, batizando o italiano Felício Mascaro e mais dez pessoas. Depois dirigiu-se para a cidade deSão Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Além de Francescon, outros pioneiros pentecostais ítalo-americanos também atuaram como missionários no Brasil. Entre eles destacam-se Luis Terragnoli, Augustinho Lencioni e Giuseppe Petrelli.
Desenvolvimento Doutrinário e Organizacional
Em 1927, na cidade de Niagara Falls, NY, houve uma convenção da Igreja Cristã da América do Norte19 juntamente com representantes de congregações italianas na América do Norte sendo definidos os 12 pontos de doutrina. Nos anos seguintes, esses artigos de fé seriam adotados pelas igrejas no Brasil, Argentina e Itália.
No Brasil, durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação. Uma convenção da comunidade brasileira em 1936 foi realizada, adotando-se o nome de Congregação Cristã do Brasil,20 que foi registrada em 30 de março de 1936. Em 1962 foi alterado para Congregação Cristã no Brasil, substituiu-se a contração "do" pela contração "no".
A Congregação brasileira possuiu maioria italiana até a década de 1930, quando então passaram a preponderar as demais etnias. Desde 1950 está presente em todo território brasileiro e em diversos países. Em 2010, contabilizou 2,3 milhões de fiéis declarados no Brasil, segundo o Censo decenial do IBGE 21 22 23 .
Sua igreja central é estabelecida em São Paulo, no bairro do Brás, onde o Ministério reúne-se anualmente em Assembleia Geral quando são estabelecidas convenções e ensinamentos.